7 livros que toda criança deveria ler - Palavras Abertas
WhatsApp

7 livros que toda criança deveria ler

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . 7 livros que toda criança deveria ler

7 livros que toda criança deveria ler

É muito importante incentivar o hábito da leitura nas crianças. Por meio dela, é possível melhorar a compreensão dos fatos, exercitar a imaginação, desenvolver a escrita e enriquecer o vocabulário. Já parou pra pensar, por exemplo, a quantidade de palavras diferentes que descobrimos quando estamos lendo um livro?

Pensando em todos esses benefícios, resolvemos listar 7 livros que toda criança deveria ler para se tornar amante da literatura. Vamos lá!

1. Sítio do Picapau-Amarelo, de Monteiro Lobato

A obra de Monteiro Lobato — que, na realidade, é uma série de 23 volumes — atravessa gerações e é um clássico da literatura infantil brasileira. O cenário principal é, claro, o Sítio do Picapau-Amarelo. Nele, vive Dona Benta, uma senhora adorável, na companhia de sua neta Narizinho e da Tia Nastácia, braço direito da dona do sítio.

Narizinho tem uma amiga inseparável, a sua boneca de pano Emília, que foi feita pela Tia Nastácia. A boneca ganhou vida e começou a falar graças à pílula falante do Doutor Caramujo, um médico que vive nas profundezas do Reino das Águas Claras.

Pedrinho, que é primo da Narizinho, vai para esse local durante as férias escolares e participa de inúmeras aventuras com a turma. Em alguns momentos, eles deixam o sítio do Picapau-Amarelo para se aventurar em outros mundos. O clássico ainda conta com a presença do Rabicó, da Cuca, do Visconde de Sabugosa e de outros personagens incríveis. É diversão garantida mergulhar com a turma do Sítio nesse mundo mágico e cheio de aventuras!

2. Desventuras em Série, de Lemony Snicket

A série de 13 livros narra as aventuras desafortunadas dos órfãos Baudelaire, três inteligentes irmãos que perderam os pais após um incêndio em sua mansão. Eles são designados a viver sob tutela do Conde Olaf, um primo distante. Olaf é um homem terrível e tenta a todo momento roubar a fortuna deixada pelos pais para as crianças.

O tempo passa e os órfãos são obrigados a viverem com outros tutores, mas o Conde Olaf sempre aparece com os seus disfarces mirabolantes na tentativa de roubar toda a riqueza delas. Os leitores de Desventuras em Série (cujos livros foram adaptados para o cinema em 2004 e ganharam recentemente uma série da Netflix) vão amar vivenciar cada um dos perigos e alívios com as crianças!

3. Série Harry Potter, de J.K. Rowling

A série de 7 volumes narra a incrível história do garoto que dá nome aos livros. Aos 11 anos, ele descobre que é um bruxo e é convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá, ele passa a se relacionar com outros bruxos da mesma idade.

Harry se envolve em muitas aventuras com os seus amigos Rony Weasley e Hermione Granger. Ele também fica muito amigo de Alvo Dumbledore, o diretor da escola e o maior dos magos. Harry Potter enfrenta vários conflitos com o Lord Voldemort, o bruxo das trevas, que pretende se tornar imortal e considera o pequeno bruxo o seu maior rival. As crianças não vão querer perder um detalhe sequer dessa história cheia de feitiços!

4. O Menino Maluquinho, de Ziraldo

“Era uma vez um menino que tinha o olho maior que a barriga, fogo no rabo e vento nos pés.” Essa é a frase que inicia o livro do Menino Maluquinho. Ele é um personagem brasileiro muito querido, adora aprontar uma confusão e tem a mania de andar com uma panela na cabeça.

Maluquinho é o líder da turma, muito inteligente e a alegria da família. Apesar de ser excelente em todas as matérias, sempre leva zero em comportamento. Acompanhar esse menino em suas aventuras é bem divertido e ao mesmo tempo apaixonante!

5. O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupéry

A história, uma das mais traduzidas pelo mundo, se inicia com o narrador contando que, aos 6 anos, ele fez um desenho de uma jiboia que havia engolido um elefante. Mas não era isso que os adultos viam no desenho: a falta de imaginação deles só fazia com que enxergassem um chapéu.

Decepcionado com a reação deles, o menino desiste das pinturas e se torna aviador. Em um de seus voos, o seu avião sofre uma pane no Deserto do Saara. Ele acorda após o acidente e se depara com um menino de cachecol vermelho e cabelos dourados. Esse menino, então, interpreta corretamente o seu desenho da jiboia que engoliu o elefante, o que cria um laço instantâneo de afeição entre o aviador e o garoto.

No decorrer da história, o aviador descobre que seu novo amigo vive em um asteroide onde existe, além de três vulcões, uma rosa que fala com ele. A história envolve muitos mistérios e faz contrapontos únicos entre a infância e a vida adulta. O Pequeno Príncipe é uma história encantadora!

6. O Escaravelho do Diabo, de Lúcia Machado de Almeida

O livro é um clássico da literatura infanto-juvenil nacional e conta uma história que se passa em uma pequena cidade do interior de São Paulo chamada Vista Alegre. Tudo começa quando Hugo, irmão de Alberto, recebe um pacote com um escaravelho dentro. Ele pensa que tudo não passa de uma brincadeira dos amigos, mas, no dia seguinte, Hugo é encontrado morto com uma espada cravada em seu peito.

Alberto, então, inicia as investigações para identificar o assassino do seu irmão e conta com a ajuda do renomado inspetor Pimentel. No decorrer da história, Alberto se apaixona por Verônica, uma órfã que vive em uma pensão na cidade, o que acaba atrapalhando a investigação. Vale a pena entrar nessa história repleta de mistérios, descobertas e uma grande revelação no final. As crianças vão adorar!

7. Por Favor, Obrigado, Desculpe, de Becky Bloom e Pascal Biet

O livro conta a história do hipopótamo Dudu, que pensa que é muito educado só porque fala as palavras que ele acredita que são mágicas: por favor, obrigado e desculpe. Ele também é muito desastrado: derruba pilhas de livros na cabeça do Sr. Jacaré, abre a geladeira na casa das pessoas sem pedir licença…

Leopoldo é que fica tentando consertar as coisas erradas que o hipopótamo faz e, com muita paciência, ele começa a dar algumas aulas pro Dudu pra ver se ele aprende a ser realmente educado. O livro é ótimo para as crianças aprenderem sobre boas maneiras!

E aí, o que achou dessas dicas? Agora que você já sabe quais são os 7 livros que toda criança deveria ler, que tal encontrar alguns desses títulos entrando em contato conosco? Queremos ajudar no que você precisar!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram