Quais são os benefícios do inglês para crianças? - Palavras Abertas
WhatsApp

Quais são os benefícios do inglês para crianças?

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . Quais são os benefícios do inglês para crianças?

Quais são os benefícios do inglês para crianças?

Conversar com um amigo que vive no exterior pelas redes sociais, conseguir se comunicar em uma viagem internacional ou conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Em um mundo globalizado, a fluência em um segundo idioma há muito tempo deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma necessidade. Afinal de contas, a internet uniu pessoas e o trabalho de quase todo o mundo.

Atentos a essa realidade, muitos pais entendem que o ensino de inglês para crianças é um dos pilares para uma formação de qualidade. Mas, afinal, por que é tão interessante que esse aprendizado seja iniciado ainda durante a chamada primeira infância?

Neste post, nós vamos demonstrar quais são as vantagens do contato precoce com o segundo idioma, bem como algumas dicas práticas para tornar o processo ainda mais atraente para os pequenos falantes! Entenda por que tudo parece mais fácil para eles!

Aprendizado natural

Uma das principais vantagens do ensino precoce de inglês para crianças está no fato de que o aprendizado de uma nova língua, geralmente a partir dos três anos, acontece de maneira intuitiva. Em outras palavras, não há a preocupação em memorizar regras.

Na prática, isso significa que, não haverá a necessidade de realizar uma associação entre a expressão em inglês e o termo correspondente em português. Os dois idiomas serão assimilados de maneira natural, e a língua estrangeira passa a fazer tanto sentido quanto a materna.

A naturalidade também se estende à reação da criança a um tropeço: diferentemente dos adultos, que tem medo de expor sua (falta de) familiaridade com a língua em público, os pequenos aprendizes não se blindam por vergonha e tendem a encarar seus possíveis erros com mais tranquilidade.

Destaca-se também o fato de que a identidade linguística ainda está em construção, portanto, ainda não há um sotaque claramente definido, o que facilita a pronúncia de palavras e também a divisão silábica de forma correta.

Melhora a capacidade de concentração, criatividade e raciocínio

O ensino de inglês para crianças também é um ótimo exercício para o cérebro. Aqui, recorremos ao conceito de plasticidade cerebral, que é a capacidade do principal órgão do sistema nervoso em se adaptar aos estímulos que recebe do meio externo.

Como a criança tem que fazer uma espécie de ginástica mental para transitar entre as duas línguas, isso acaba produzindo reflexos importantes para o seu desenvolvimento cognitivo.

Em termos práticos, isso significa que quem se dedica ao estudo de um segundo idioma apresenta uma melhora na sua capacidade de concentração e de raciocínio, ou seja, o pequeno aprendiz retém informações mais facilmente.

Também muda a interpretação que se faz do conteúdo: a tendência é uma fuga das reações óbvias, o que acaba por aflorar a criatividade. Além disso, ele adquire uma espécie de imunidade às distrações, treinando o seu organismo para filtrar as informações relevantes.

Em resposta a esse novo comportamento, até mesmo o desempenho escolar, de um modo geral, tende a ser afetado positivamente. A possibilidade de notas baixas em Línguas — bem como em qualquer outra disciplina — diminui sensivelmente.

Enriquecimento pessoal e cultural

Em tempos em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, a busca por informação e conhecimento também ganhou um novo significado. Assim, há uma infinidade de livros, filmes, desenhos, músicas e séries disponibilizadas no ambiente virtual, mas boa parte desse acervo está disponível apenas em inglês.

Mesmo quando há traduções, corre-se o risco de haver adaptações no conteúdo original, com algum grau de subjetividade. Nesse contexto, crianças bilíngues podem consultar os materiais genuínos ou que ainda não possuem versão em língua portuguesa.

E por que isso é interessante para a criança? Ao conseguir ler a produção cultural ou qualquer outro documento em inglês, ela ganha uma oportunidade única para enriquecer o próprio repertório e conhecer melhor os costumes de países que adotam o idioma como oficial.

Além do mais, poderá assistir a episódios de séries e desenhos que ainda não foram dublados, além de entender a letra e, especialmente, cantar os hits que estão dominando as paradas de sucesso. Em viagens internacionais, ela é capaz de conversar com os nativos, sem a necessidade de mímica ou a intervenção de um tradutor.

Fluência no idioma e mais oportunidades na vida adulta

Agora, convidamos os leitores a fazer um rápido exercício de imaginação: suponha que você fez um convite para que amigos com ascendência inglesa participem de happy hour em sua casa.

Antes do jantar, você se surpreende ao perceber que seu filho, que tem por volta de dez anos, está em um diálogo animado com os visitantes. Além da desenvoltura, chama a atenção a pronúncia irretocável (e, muitas vezes, melhor do que a sua!)

Essa fluência, que se assemelha a de um nativo, se explica pela facilidade que as crianças possuem para aprender novos conteúdos. Cita-se também o fato de que as experiências vividas na infância podem produzir reflexos durante toda a vida de um indivíduo.

Quando o ensino do inglês acontece ainda na infância, as oportunidades a que essa pessoa tem acesso multiplicam-se na idade adulta: na disputa por uma vaga de emprego, ela já ganha uma importante vantagem competitiva sobre os outros candidatos.

Por fim, faz-se a ressalva de que todos os assuntos sobre os quais construímos uma base sólida ainda na infância podem ser aprimorados com o passar dos anos. A busca por conhecimento deve ser encarada como um processo contínuo, que nunca tem fim.

Dicas práticas para potencializar o aprendizado do inglês para crianças

Antes de encerrar esse texto, listamos alguns aspectos que os pais devem ponderar para que essa seja uma ação bem-sucedida:

  • Na hora de efetuar a matrícula, o ideal é que você conheça a diferença entre um instituto de idiomas e uma escola bilíngue e veja qual delas melhor atende as suas expectativas;
  • Em estabelecimentos do segundo grupo, o aluno aprenderá todas as disciplinas do currículo regular em inglês, em regime de imersão. A carga horária de língua inglesa é muito maior;
  • Independentemente do tipo de extensão que você tenha escolhido, o aprendizado deve continuar em casa, e uma boa ideia é a aposta no lúdico. Use a tecnologia como uma aliada. No mercado, existem vários aplicativos e jogos com essa finalidade;
  • Deixe-se contagiar pela empolgação do seu filho e aproveite para treinar as suas habilidades no idioma também: crie um momento da conversa e permita-se aprender com a criança.

Agora que você já conhece os benefícios do ensino precoce de inglês para crianças, navegue pela nossa seção de livros que ajuda a tornar o processo de aprendizagem de um segundo idioma ainda mais divertido!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram