5 dicas para ensinar gramática sem decoreba - Palavras Abertas
WhatsApp

5 dicas para ensinar gramática sem decoreba

BLOG

Você está: Palavras Abertas . Blog . Educação . 5 dicas para ensinar gramática sem decoreba

5 dicas para ensinar gramática sem decoreba

Participar da vida escolar dos filhos é um grande desafio para os pais. Além da rotina corrida, muitas vezes a família não se lembra dos conteúdos ou sente falta de mais conhecimento pedagógico para realizar essa função. Temos uma boa notícia: é possível ensinar gramática de forma simples!

A língua portuguesa faz parte do nosso cotidiano, então não precisa ser difícil ou entediante estudar esse assunto. Quer saber como ensinar seu filho sem recorrer à decoreba? Neste post você encontra dicas práticas e divertidas. Vamos lá?

1. Fortaleça o hábito da leitura

O primeiro passo para ser bom em gramática é gostar de ler. Sim, a criança aprende muito mais rápido quando tem interesse e prazer na atividade. Se a leitura ainda não é um hábito na sua casa, comece a incentivá-la. Se vocês já têm essa cultura, aproveite todo o potencial dela.

Melhor do que estudar isoladamente as regras do português é ter contato com elas em livros interessantes. Quando seu filho lê, tem a oportunidade de aprender gramática sem precisar decorar regras. A leitura aumenta o vocabulário, ensina estruturas linguísticas e promove a compreensão textual.

2. Estimule a escrita

Durante a leitura, a criança aprende a escrita das palavras e a estrutura das frases. Na escrita, ela testa seu vocabulário e pode corrigir pequenas confusões gramaticais. Não é necessário que ela decore, por exemplo, todas as regras de composição das palavras. Ler e escrever várias palavras promove essa aprendizagem naturalmente.

Assim, para ensinar gramática de forma simples, estimule seu filho a escrever. Só não faça os tradicionais ditados (aquela atividade em que você cita uma palavra aleatória e ele escreve). O melhor é aproveitar situações reais da rotina. Por exemplo:

  • vocês podem criar uma história juntos ou escrever novos finais para os livros de que mais gostam;
  • proponha redações sobre assuntos de interesse da criança (como um filme que assistiu ou uma viagem de férias);
  • troquem bilhetes em casa e escrevam cartas para familiares e amigos;
  • montem juntos a lista de supermercado ou escrevam um livro de receitas.

3. Compre um dicionário infantil

Um dicionário infantil é a melhor opção para tirar dúvidas em relação à escrita das palavras. Ter apenas uma versão para adultos ou usar alguma disponível na internet pode não ser o ideal. Isso porque os modelos para crianças são organizados de forma mais atraente e didática.

Esses dicionários vêm recheados de figuras que chamam a atenção da criança. Isso facilita o momento de estudos e pode até estimular jogos divertidos. Pesquisar novas palavras no dicionário pode acabar virando um programa de família.

4. Use brincadeiras e dinâmicas

A brincadeira é uma das melhores estratégias para ensinar as crianças. Brincando, elas aprendem sem cansaço ou chateação. Um jogo de erros com palavras — para ela indicar a escrita correta — é um ótimo exemplo. Brincar de jogo da memória com imagens e palavras também é uma boa opção.

Além disso, você pode comprar jogos de tabuleiro que abordam a formação de palavras ou a escrita de textos. A tecnologia também ajuda: alguns programas de televisão ou jogos de computador trabalham as regras gramaticais de forma lúdica.

Ensinar gramática pode ser bastante divertido! Com essas dicas, seu filho vai aprender melhor e vocês ainda ganharão ótimos momentos em família. A função de ajudar nas tarefas da escola não precisa ser enfadonha. Assim, todos saem ganhando!

Se você gostou deste post, vai adorar receber nossos conteúdos. Assine a newsletter e acompanhe todas as dicas que publicamos!


Compartilhe essa matéria:

Confira o nosso instagram