Saiba como ensinar política para as crianças com 6 dicas incríveis

Saiba como ensinar política para as crianças com 6 dicas incríveis

19 de abril de 2018 Educação

Em tempos de debates acalorados sobre o destino do nosso país e do mundo, você já deve ter vivenciado alguma situação em que refletiu sobre como ensinar política para crianças.

É bem provável que seu filho aprenda na escola ou na faculdade que, no início dos tempos, não existiam leis e a sociedade não era organizada, o que se tornou necessário com a evolução do mundo e do senso de coletividade.

Entretanto, a política vai além de uma aula de História ou Filosofia. Descubra, por meio de 6 dicas incríveis, a importância de abordar o assunto desde a infância. Acompanhe!

A importância de falar sobre o assunto desde a infância

A maioria dos adultos vê a política como um conjunto de decisões tomadas por uma cúpula de autoridades que são responsáveis por manter a economia de um país em níveis satisfatórios.

Mas isso reduz muito o conceito de política. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a política é uma ciência que se destina à felicidade individual e coletiva dos homens. Esse senso de comunidade, existente desde a antiguidade, aplica-se inclusive à democracia atual brasileira.

O governo do Brasil atua na forma da República, em que o Estado opera com o objetivo de atender o interesse geral da população, administrando os recursos, mas também organizando a sociedade, por meio de leis que regem essa organização e expõem os direitos e deveres de cada cidadão.

É aí que se revela a importância dos pais abordarem esse assunto com as crianças. Exercer a cidadania, dentro desse contexto, é aprender desde a infância que regras foram feitas para serem seguidas, e é essencial que cada indivíduo faça sua parte.

Como ensinar política para crianças

Para que possamos nos aprofundar na importância de inserir esse conteúdo na vida das pessoas desde a infância, é necessário saber como ensinar política para crianças.

A maneira com que esse assunto é abordado revela pontos fundamentais a serem trabalhados na formação de um indivíduo.

1. Mostre os valores da democracia

Você conhece os três princípios fundamentais da democracia?

Princípio da Maioria

O princípio da maioria, que serve de base para a democracia, é guiado pela ideia de que a fonte de poder é o povo, que deve ter participação direta ou indireta no comando.

Princípio da Igualdade

Esse é um valor de grande importância social e deve ser despertado nas crianças desde cedo.

Embora todos os seres humanos sejam iguais perante a lei, a sociedade experimenta a desigualdade econômica, cultural, geográfica, política e humana. Uma criança que expressa esses contrastes no seu discurso ou comportamento está reproduzindo o que é ensinado a ela.

A caminhada para um país mais justo e honesto tem início quando o cidadão aprende, desde a infância, que todos têm os mesmos direitos e deveres, independentemente das diferenças.

Princípio da Liberdade

Os valores da liberdade estão diretamente ligados aos princípios da igualdade: todo cidadão brasileiro é livre e responsável pelas suas ações. Pode realizar o que quiser, desde que esteja dentro das leis e respeitando o próximo.

Quando se trata de democracia, um cidadão tem o direito de exercer a liberdade para ter diferentes culturas, personalidades, crenças, linguagens, gêneros e orientações sexuais.

2. Ensine a responsabilidade da política

Para qualquer cidadão, a política não se resume apenas ao voto no dia das eleições. Cada indivíduo tem um papel na sociedade, o qual deve ser desempenhado com responsabilidade.

É importante que cada cidadão brasileiro aprenda desde cedo quais são seus direitos e deveres, não só para cumpri-los, mas também para lutar por eles. Exercer a cidadania é um ato diário que não deve ser resumido às urnas.

3. Estimule o senso crítico

Desenvolver o senso crítico é fundamental para que a criança se torne um adulto capaz de tomar as próprias decisões, com o mínimo possível de influência do meio ou de outras pessoas.

Despertar a capacidade que o indivíduo tem de analisar as opções com clareza e determinação será benéfico e útil para enfrentar as escolhas que precisam que ser feitas em qualquer fase da vida.

4. Abuse das estratégias lúdicas

Para que a criança entenda o que é democracia, quais são seus valores, como funciona a manutenção do Estado e os direitos e deveres de cada cidadão, é importante utilizar estratégias lúdicas.

Inclusive, há uma série de livros escritos para ajudar os pais nessa empreitada. A publicação O meu, o seu, o nosso – Refletindo sobre atitudes e espaços de convivência, da autora Michelle Iacocca, é indicada para o público a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

Essa é uma ótima opção para que os pequenos aprendam, de forma divertida, sobre a formação dos espaços urbanos e a cidadania.

5. Use recursos visuais

Os recursos audiovisuais são ótimas alternativas destinadas não só para como ensinar política para crianças, mas para qualquer aprendizado.

Procure vídeos e filmes sobre o assunto, leve seus filhos para votar com você. Procure registros fotográficos da época da ditadura e de outras formas de governo, como a vida em Cuba e em Londres.

Mostre o que achar pertinente, mas não tome partido ou critique. Lembre-se de que eles aprendem com você, portanto seja respeitoso.

6. Dê atenção a todas as perguntas

2018 é o ano das eleições presidenciais e, eventualmente, seus filhos poderão ouvir as campanhas políticas, promessas, propostas e termos como “Lava Jato” e “Ficha Limpa”.

Adesivos serão colados nos carros, santinhos serão entregues no trânsito e, assim, as perguntas serão inevitáveis.

Ouça a todas com atenção e sempre recorra ao debate, sem impor suas ideias. Dessa forma, além de não deixar seu filho na dúvida, você auxilia a gerar o senso crítico na criança.

Valores, ética e responsabilidade

Quando conversamos com a criança sobre um assunto, estamos dando a ela recursos para que entenda melhor sobre aquilo.

Ensinar que a política é um campo complexo, divergente, mas necessário para o cumprimento das leis e garantia dos direitos de cada cidadão, é fundamental para formar adultos respeitosos e livres do discurso de ódio e do preconceito na defesa dos seus ideais.

Aristóteles definia a política como um meio para encontrar a felicidade individual e coletiva. Inspire-se no filósofo para mostrar aos seus filhos que os valores de um cidadão não dependem das suas escolhas pessoais, mas sim de suas atitudes.

Saber como ensinar política para as crianças é uma forma de educar uma sociedade a agir com ética e responsabilidade.

O site “Palavras Abertas” trabalha com livros didáticos e literários pensando sempre no melhor para a educação dos seus filhos. Assine nossa newsletter e fique por dentro dos assuntos e publicações mais relevantes para o público infantil e jovem. Até breve!

Compartilhe

Mais Acessados

7 livros que toda criança deveria ler

7 livros que toda cria...

É muito importante incentivar o hábito da leitura nas crianças. Por meio dela, é possível melhorar a compreensão dos fatos, exercitar a imaginação, desenvolver a escrita e enriquecer...

continuar lendo
5 dicas para organizar os estudos dos seus filhos

5 dicas para organizar...

A participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos é essencial. É necessário ajudar seu pequeno a aproveitar ao máximo o tempo dedicado ao...

continuar lendo
​Como lidar com crianças hiperativas? Descubra aqui!

​Como lidar com cria...

A agitação e o movimento fazem parte da vivência das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. Entretanto, em alguns casos, essas características se...

continuar lendo

Curta Nossa Fanpage!

Assine

nossa
newsletter

Fique por dentro das promoções e novidades que ocorrem!

[Livros]

1001 Filmes
Para ver antes de morrer.

Esta edição revisada e atualizada comemora 10 anos do lançamento deste livro, com um design diferenciado, dezenas de filmes que haviam ficado de fora das versões anteriores e novas informações sobre cada obra.

Entregamos
em todo brasil

Compre
em até

3x

Sem
juros

100%

Compra
Segura

Formas de pagamento:

Pagseguro
Atendimento ao Cliente

[Palavras Abertas]

Endereço

Rua Resende Costa, Loja 03
Terreo, Jardim Cruzeiro
CEP 40430-000 | Salvador / BA
CNPJ: 10.423.413/0001-32