​Como lidar com crianças hiperativas? Descubra aqui!

​Como lidar com crianças hiperativas? Descubra aqui!

27 de fevereiro de 2018 Educação

A agitação e o movimento fazem parte da vivência das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. Entretanto, em alguns casos, essas características se apresentam de maneira exacerbada e podem constituir um transtorno. Diante disso, como lidar com crianças hiperativas?

Para saber o que fazer, é fundamental buscar informações sobre o assunto. Por isso, preparamos um miniguia sobre hiperatividade. Aqui, você vai encontrar tudo de que precisa saber para ajudar uma criança hiperativa. Vamos lá?

O que é a hiperatividade?

Essa condição faz parte do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas também pode se apresentar sozinha. Uma criança hiperativa tem agitação mental e motora muito maior quando comparada a outras da sua idade.

Geralmente, o que chama a atenção dos adultos é a apresentação de comportamentos inadequados e a dificuldade que a criança tem de ficar parada por um tempo significativo. Além disso, alguém com hiperatividade também tem dificuldade para se concentrar nas atividades e seguir regras ou solicitações.

Uma criança hiperativa exige muito dos adultos, que, na maioria do tempo, não conseguem acompanhar o ritmo infantil. São comuns conflitos na família e na escola, já que as crianças vivem inquietas e, muitas vezes, não conseguem obedecer aos pedidos para se acalmar ou deixar de fazer algo errado.

Quais são as causas e os sintomas desse problema?

O processo de diagnosticar a hiperatividade não é tão simples. Além de a agitação ser uma característica comum na infância, também é delicado distinguir o transtorno de outras condições, como problemas emocionais ou dificuldade para aceitar limites. Por isso, contar com profissionais éticos e capacitados é indispensável.

As alterações neurológicas ligadas à hiperatividade podem ser causadas por complicações no parto, abuso de substâncias na gestação, intoxicação por chumbo e desregulações hormonais e metabólicas. Além disso, um quadro de hiperatividade momentânea pode surgir em crianças que estejam enfrentando eventos traumáticos, como a perda de alguém importante.

Para identificar a necessidade de procurar um profissional e iniciar a investigação diagnóstica, fique atento aos seguintes sintomas:

Pouco tempo dedicado às atividades

A hiperatividade afeta diretamente a concentração. Por isso, as crianças não conseguem manter constância em determinada atividade. São crianças, por exemplo, que começam a assistir a um filme, mas, em poucos minutos, pegam um brinquedo e, logo depois, já passam a brincar de correr pela casa.

Em geral, a criança com hiperatividade não tem paciência para seguir as regras de um jogo e esperar o tempo correto da brincadeira. É comum também que se desinteressem por um desenho ou história antes de saber o final. Elas se distraem com muita facilidade, mesmo quando estão fazendo algo de que gostam muito.

Dificuldade de organização

O senso de organização não é uma qualidade presente nas crianças com hiperatividade. Como tem dificuldade para se dedicar às tarefas e acompanhar seu início, meio e fim, é comum que a criança deixe os brinquedos pelo caminho e não perceba a importância de organizar o espaço.

Sabemos que muitas crianças têm resistência a organizar sua bagunça e obedecer aos pedidos para juntar os brinquedos ou limpar um ambiente. Por isso, é importante saber distinguir se o seu filho está sendo indisciplinado ou se realmente enfrenta bloqueios nesse sentido. Procure observar com cuidado e, quando necessário, contate um profissional.

Impulsividade

Outra característica muito associada à hiperatividade é o comportamento impulsivo. É esperado que, conforme vai crescendo, a criança aprenda a controlar o próprio comportamento e consiga seguir as regras sociais ensinadas pelos pais. A criança hiperativa, entretanto, tem muita dificuldade para superar a impulsividade.

Esse sintoma pode ser percebido quando você precisa insistir muito na mesma regra, por exemplo. Outra situação em que ele se destaca é quando a criança enfrenta conflitos — é comum que ela reaja de forma agressiva nesses momentos.

Dificuldades de aprendizagem

Esse é um dos sinais que mais levam ao diagnóstico da hiperatividade. Isso porque é na fase escolar, como na alfabetização, que as dificuldades ficam mais claras e a família passa a considerar que a criança tem algo além da agitação comum.

Por mais que a criança já tenha dificuldade de concentração e de adaptação às regras em casa, é na escola que esses sintomas ficam mais evidentes. Afinal, para uma criança com hiperatividade, torna-se um esforço extremo passar horas sentada realizando atividades educativas.

Como lidar com crianças hiperativas?

A primeira coisa de que você precisa saber é que se faz necessário ter muita paciência para apoiar uma criança com hiperatividade. Esse é um dos maiores desafios dos pais, já que o filho está constantemente testando os limites e a calma dos adultos. Não é fácil acompanhar o ritmo da criança e conseguir que ela avance nos aprendizados, mas algumas atitudes ajudam muito.

Por mais exaustivo que seja, é importante que o adulto entenda que brigar com a criança constantemente não é o melhor caminho. Para saber como lidar com crianças hiperativas, observe os interesses delas — canalizar a energia da criança para atividades das quais ela gosta é uma ótima forma de se conectar com ela e aumentar seu tempo de concentração.

O acompanhamento psicológico é muito utilizado no tratamento para a hiperatividade. Em alguns casos, principalmente com crianças maiores, o uso de medicação pode ser necessário. Alguns remédios potencializam a concentração e diminuem a inquietude.

Além disso, investir em atividades lúdicas e que promovem maior gasto energético também é muito interessante. Fazer mais passeios em família (de preferência em locais abertos, que estimulam a brincadeira livre) e matricular seu filho em um esporte ou luta são boas opções.

Algumas mudanças simples na rotina da família oferecem maior acolhimento às necessidades das crianças e facilitam seu cotidiano. Brincar de jogos mais curtos é um exemplo. Imprimir imagens com as regras e disciplinar a criança de forma objetiva, sem muitas palavras, também torna o entendimento mais fácil.

É importante contar com o estímulo da escola. O ideal é que a criança com hiperatividade realize suas provas em um ambiente separado, no qual não existirão tantos estímulos para distrair sua atenção. Incluir momentos de relaxamento na rotina escolar também ajuda as crianças a diminuírem a agitação.

Por fim, os livros são grandes aliados na relação com crianças hiperativas. Trabalhar com literatura infantil, tanto em casa quanto na escola, promove mais conexão do adulto com a criança, estimula a concentração e pode ajudá-la a lidar com as próprias emoções e dificuldades.

Agora, você tem mais informações e sabe como lidar com crianças hiperativas. Embora não seja uma tarefa fácil para o adulto, é importante reconhecer que a criança também está sofrendo. Acolher suas particularidades e adaptar a rotina para promover mais bem-estar para ela deve ser o objetivo da família e da escola.

Quer saber como se aproximar do seu filho por meio da literatura infantil? Leia nosso post e conheça as melhores opções de livros para cada idade!

Compartilhe

Mais Acessados

7 livros que toda criança deveria ler

7 livros que toda cria...

É muito importante incentivar o hábito da leitura nas crianças. Por meio dela, é possível melhorar a compreensão dos fatos, exercitar a imaginação, desenvolver a escrita e enriquecer...

continuar lendo
5 dicas para organizar os estudos dos seus filhos

5 dicas para organizar...

A participação dos pais no processo de aprendizagem dos filhos é essencial. É necessário ajudar seu pequeno a aproveitar ao máximo o tempo dedicado ao...

continuar lendo
​Como lidar com crianças hiperativas? Descubra aqui!

​Como lidar com cria...

A agitação e o movimento fazem parte da vivência das crianças, principalmente nos primeiros anos de vida. Entretanto, em alguns casos, essas características se...

continuar lendo

Curta Nossa Fanpage!

Assine

nossa
newsletter

Fique por dentro das promoções e novidades que ocorrem!

[Livros]

1001 Filmes
Para ver antes de morrer.

Esta edição revisada e atualizada comemora 10 anos do lançamento deste livro, com um design diferenciado, dezenas de filmes que haviam ficado de fora das versões anteriores e novas informações sobre cada obra.

Entregamos
em todo brasil

Compre
em até

3x

Sem
juros

100%

Compra
Segura

Formas de pagamento:

Pagseguro
Atendimento ao Cliente

[Palavras Abertas]

Endereço

Rua Resende Costa, Loja 03
Terreo, Jardim Cruzeiro
CEP 40430-000 | Salvador / BA
CNPJ: 10.423.413/0001-32